SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Vila Rosário e a Cadeia da Miséria: A caminho da eliminação da tuberculose índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Brasileira de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 1982-3258

Resumen

LOPES, Agnaldo José et al. Características da tuberculose em adolescentes: uma contribuição para o programa de controle. Rev. Bras. Pneumol. Sanit. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp.7-14. ISSN 1982-3258.

OBJETIVO: Analisar as características demográficas, clínicas e laboratoriais da tuberculose-doença em adolescentes/adultos jovens, e compará-las com aquelas observadas em adultos. MÉTODOS: Nesse estudo, avaliamos um grupo de 203 pacientes com tuberculose, dos quais 77 eram adolescentes/adultos jovens (grupo A) e 126 eram adultos (grupo B). Foram comparadas as seguintes variáveis: sexo, forma clínica, exame de escarro, teste tuberculínico, sorologia anti-HIV e tipo de desfecho. RESULTADOS: Em ambos os grupos, a tuberculose foi mais prevalente no sexo masculino (62,3% e 50,8% dos pacientes dos grupos A e B, respectivamente, com p>0,05). A forma pulmonar foi a mais freqüente nos dois grupos, tendo sido diagnosticada em 79,2% dos indivíduos do grupo A e em 78,6% do grupo B (p>0,05). Dentre as formas extrapulmonares da enfermidade, a pleural foi mais comum nos indivíduos do grupo A (87,5% versus 51,9%, com p<0,05). Quanto aos resultados dos exames complementares, não houve diferença significativa entre os grupos. Os desfechos favorável e desfavorável foram iguais em ambos os grupos (p>0,05). CONCLUSÃO: As características da tuberculose são semelhantes nos dois grupos, exceto pela maior freqüência de tuberculose pleural no grupo A.

Palabras clave : Tuberculose; adolescentes; adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )