SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Características da tuberculose em adolescentes: uma contribuição para o programa de controleAvaliação de implantação do Programa de Controle da Tuberculose no município de Niterói/RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 1982-3258

Resumo

NETO, Claudio Costa. Vila Rosário e a Cadeia da Miséria: A caminho da eliminação da tuberculose. Rev. Bras. Pneumol. Sanit. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp.39-46. ISSN 1982-3258.

Este trabalho relata uma fase de consolidação das atividades realizadas pela Sociedade QTROP para o Programa de Controle da Tuberculose em Vila Rosário. Nessa fase do programa, iniciada em setembro de 2005, sistematizaram-se as ações de busca ativa de pacientes pelos agentes comunitários. Para tanto, foram definidas as ações e áreas de atuação de cada agente, utilizando o software GESTÃO (QTROP-VR), projetado especificamente para esse fim. A análise dos dados complementares sobre alimentação, escolaridade, trabalho e renda, dentre outros, coletados por ocasião da visita dos agentes aos sintomáticos respiratórios e doentes de tuberculose, permitiu reforçar a tese da relação entre tuberculose e miséria.

Palavras-chave : tuberculose; pobreza; busca ativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )