SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Caracterização molecular de rotavírus humanos do tipo G1 detectados em crianças de Belém, Pará, BrasilDetecção de bactérias enteropatogênicas e enteroparasitas em pacientes com diarreia aguda em Juruti, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

ALVES, Willy Cristiano Luz; GORAYEB, Inocêncio de Sousa  e  LOUREIRO, Edvaldo Carlos Brito. Bactérias isoladas de culicídeos (Diptera: Nematocera) hematófagos em Belém, Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.1, pp.131-142. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000100019.

As bactérias estão abundantemente distribuídas na natureza, participam da microbiota humana e animal, e algumas causam doenças. Têm a sua distribuição ampliada quando são veiculadas por algum vetor. Os dípteros da família Culicidae são vetores em epidemias de grande interesse para a saúde pública; no entanto, a associação entre bactérias e culicídeos foi pouco abordada. Para avançar conhecimento sobre esta temática, foi proposto isolar e identificar bactérias que estão sendo transportadas em culicídeos hematófagos em Belém, Pará. As coletas dos culicídeos foram realizadas com armadilha luminosa do tipo CDC, em oito pontos de coleta da área metropolitana de Belém, que apresentam características ambientais distintas. Foram coletados 296 exemplares de culicídeos, sendo que nove foram identificados até o nível de espécie e quatro até o subgênero. Destas amostras foi possível identificar 17 espécies de bactérias, outras sete somente foram identificadas até o gênero. Culex quinquefasciatus e Anopholes aquasalis foram os mais abundantes entre os culicídeos. As espécies de bactérias Gemella haemolysans e Enterobacter cloacae foram as mais abundantes nas amostras. Os pontos de coleta localizados nos bairros da Terra Firme e Curió Utinga foram os que apresentaram maior diversidade de espécies de culicídeos.

Palavras-chave : Bactérias; Culicidae; Transporte Biológico; Ecossistema Amazônico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )