SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Atividade antibacteriana in vitro de extratos brutos de espécies de Eugenia sp frente a cepas de molicutes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LAINSON, Ralph. Espécies neotropicais de Leishmania: uma breve revisão histórica sobre sua descoberta, ecologia e taxonomia. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.2, pp.13-32. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000200002.

Este artigo apresenta uma revisão dos mais importantes eventos históricos que levaram à atual classificação das espécies neotropicais de Leishmania e indica as doenças básicas causadas em seres humanos por estes diferentes parasitos, sem discutir os aspectos clínicos e epidemiológicos das leishmanioses. Para cada uma das espécies descritas, são fornecidas informações a respeito de sua conhecida distribuição geográfica, dos flebotomíneos hospedeiros registrados e de seus reservatórios mamíferos secundários, selvagens ou domésticos. Os dados apresentados levam à conclusão de que o parasito Leishmania (L.) infantum chagasi, agente causador da leishmaniose visceral americana, é provavelmente autóctone da região neotropical, e não importado durante a colonização ibérica.

Palavras-chave : Leishmania; Neotrópico; Ecologia; Taxonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )