SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Jejenes (Diptera: Ceratopogonidae: Culicoides), luego de la estación de lluvias, en la Reserva de Desarrollo Sostenible Itatupã-Baquiá, Gurupá, Pará, BrasilCoinfección provocada por los virus de inmunodeficiencia humana y hepatitis C (VIH-1/VHC): una casuística de la Amazonía brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

GAMA NETO, Jaime de Liege; FREITAS, Rui Alves de; BAIMA, Janderson Melo  y  PASSOS, Mahedy Araújo Bastos. Fauna flebotomínica (Diptera: Psychodidae) da Serra do Tepequém, Município de Amajari, Estado de Roraima, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.2, pp.131-136. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000200016.

Com o objetivo de investigar a presença de vetores de Leishmania e inferir sobre o risco de transmissão de leishmanioses a humanos, foi feito um levantamento de flebotomíneos em área endêmica para leishmaniose tegumentar americana na Serra do Tepequém, localizada no Município de Amajari, Estado de Roraima, Brasil. Os flebotomíneos foram capturados no período de agosto de 2008 a maio de 2009, utilizando-se quatro armadilhas luminosas tipo CDC instaladas a um metro de altura do solo, no interior de floresta primária. Foram capturados 2.230 espécimes distribuídos em 11 subgêneros, quatro grupos de espécies e 38 espécies. Lutzomyia eurypyga foi a espécie mais abundante, representando 72% dos flebotomíneos capturados. O encontro de L. anduzei, L. ayrozai, L. antunesi, L. davisi, L. fíaviscutellata, L. hirsuta, L. paraensis, L. squamiventris squamiventris, L. ubiquitalis e L. umbratilis, vetores comprovados ou suspeitos de leishmânias na Região Amazônica, indica risco de transmissão da doença a humanos na área de estudo. Registram-se pela primeira vez no Estado de Roraima as espécies L. georgii e L. longipennis.

Palabras clave : Phlebotominae; Psychodidae; Leishmaniose.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )