SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Maruins (Diptera: Ceratopogonidae: Culicoides), após a estação chuvosa, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã-Baquiá, Gurupá, Pará, BrasilCoinfecção provocada pelos vírus da imunodeficiência humana e hepatite C (HIV-1/HCV): uma casuística da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GAMA NETO, Jaime de Liege; FREITAS, Rui Alves de; BAIMA, Janderson Melo  e  PASSOS, Mahedy Araújo Bastos. Fauna flebotomínica (Diptera: Psychodidae) da Serra do Tepequém, Município de Amajari, Estado de Roraima, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.2, pp.131-136. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000200016.

Com o objetivo de investigar a presença de vetores de Leishmania e inferir sobre o risco de transmissão de leishmanioses a humanos, foi feito um levantamento de flebotomíneos em área endêmica para leishmaniose tegumentar americana na Serra do Tepequém, localizada no Município de Amajari, Estado de Roraima, Brasil. Os flebotomíneos foram capturados no período de agosto de 2008 a maio de 2009, utilizando-se quatro armadilhas luminosas tipo CDC instaladas a um metro de altura do solo, no interior de floresta primária. Foram capturados 2.230 espécimes distribuídos em 11 subgêneros, quatro grupos de espécies e 38 espécies. Lutzomyia eurypyga foi a espécie mais abundante, representando 72% dos flebotomíneos capturados. O encontro de L. anduzei, L. ayrozai, L. antunesi, L. davisi, L. fíaviscutellata, L. hirsuta, L. paraensis, L. squamiventris squamiventris, L. ubiquitalis e L. umbratilis, vetores comprovados ou suspeitos de leishmânias na Região Amazônica, indica risco de transmissão da doença a humanos na área de estudo. Registram-se pela primeira vez no Estado de Roraima as espécies L. georgii e L. longipennis.

Palavras-chave : Phlebotominae; Psychodidae; Leishmaniose.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )