SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3La medicina en Estado de Pará, Brasil: de los primordios a la Facultad de MedicinaEpidemiología molecular de los serotipos 2 y 3 del virus dengue, aislados en Brasil de 1991 a 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

GANNE, Newton. Estudo sobre acidentes de trânsito envolvendo motocicletas na Cidade de Corumbá e região, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, no ano de 2007. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.3, pp.19-24. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000300003.

Observa-se que, nas vias urbanas brasileiras, motocicletas e demais variações deste meio automotor de transporte tornaram-se importante forma de transporte de pessoas e pequenos volumes de cargas. A sua escolha leva em consideração fatores variados, entre eles o baixo preço de aquisição; longos prazos de financiamento com parcelas de baixo valor; agilidade no trânsito; baixo custo de manutenção e opção de trabalho. Cada vez mais as motocicletas participam das atividades, espaços e problemas urbanos. Como consequência do contínuo crescimento da frota, ocorre no País um aumento significativo de acidentes envolvendo tais veículos. Este artigo deriva de pesquisa para diagnóstico sobre acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, ocorridos na Cidade de Corumbá, e região, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, no ano de 2007. Tem por objetivo principal subsidiar com informações a adoção de ações de intervenção voltadas para a redução dos acidentes. Utilizou-se como fonte principal de informações o total dos registros de ocorrências, do ano 2007, de atendimentos aos acidentados realizados pela 3a Seção do 3o Grupamento de Bombeiros de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Os resultados mostram, entre outros, a quantidade de ocorrências registradas, 328, a sua distribuição no tempo e no espaço geográfico considerado, as suas causas finais e o perfil dos acidentados. Constatou-se também entre as vítimas a predominância do sexo masculino, 86,48%, e que 93,94% deles têm idade até 42 anos, ou seja, são indivíduos com plena capacidade produtiva.

Palabras clave : Acidentes de Trânsito; Motocicletas; Estudos de Coortes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )