SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Frecuencia de práctica y percepción de la intensidad de las actividades físicas más frecuentes en adultosFrecuencia y genotipado de Papilomavirus humano en mujeres de comunidades riberenas del Municipio de Abaetetuba, Estado de Pará, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

SILVA, Fábio Daniel Florêncio da; OKADA, Yukari  y  FELIPPE-BAUER, Maria Luiza. Culicoides Latreille (Diptera: Ceratopogonidae) da vila de Alter do Chão, Santarém, Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.3, pp.69-74. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000300010.

O objetivo deste estudo é levantar a fauna de Culicoides Latreille e registrar sua distribuição sazonal em uma zona de praia da vila de Alter do Chão (Município de Santarém, Estado do Pará). As coletas foram feitas mensalmente, entre maio de 2006 e abril de 2007, utilizando atração humana e armadilha luminosa modelo CDC. Foram coletados 58 exemplares de maruins pertencentes a cinco espécies: C. crucifer Clastrier, C. insinuatus Ortiz & Leon, C. fusipalpis Wirth & Blanton, capturados com atração humana; C. insignis Lutz com armadilha CDC, e C. ruizi Forattini, coletados com as duas técnicas. C. crucifer foi a espécie mais abundante picando humanos, enquanto que C. insignis foi predominantemente coletada em armadilha CDC. A maior incidência de Culicoides ocorreu em outubro de 2006. Durante o levantamento, não foi evidenciada correlação entre os fatores climáticos e os meses de coleta por meio do coeficiente de Spearman.

Palabras clave : Culicoides; Insetos Vetores; Ecossistema; Demografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )