SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Frequência de prática e percepção da intensidade das atividades físicas mais frequentes em adultosFrequência e genotipagem do Papilomavírus humano em mulheres de comunidades ribeirinhas do Município de Abaetetuba, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SILVA, Fábio Daniel Florêncio da; OKADA, Yukari  e  FELIPPE-BAUER, Maria Luiza. Culicoides Latreille (Diptera: Ceratopogonidae) da vila de Alter do Chão, Santarém, Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.3, pp.69-74. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000300010.

O objetivo deste estudo é levantar a fauna de Culicoides Latreille e registrar sua distribuição sazonal em uma zona de praia da vila de Alter do Chão (Município de Santarém, Estado do Pará). As coletas foram feitas mensalmente, entre maio de 2006 e abril de 2007, utilizando atração humana e armadilha luminosa modelo CDC. Foram coletados 58 exemplares de maruins pertencentes a cinco espécies: C. crucifer Clastrier, C. insinuatus Ortiz & Leon, C. fusipalpis Wirth & Blanton, capturados com atração humana; C. insignis Lutz com armadilha CDC, e C. ruizi Forattini, coletados com as duas técnicas. C. crucifer foi a espécie mais abundante picando humanos, enquanto que C. insignis foi predominantemente coletada em armadilha CDC. A maior incidência de Culicoides ocorreu em outubro de 2006. Durante o levantamento, não foi evidenciada correlação entre os fatores climáticos e os meses de coleta por meio do coeficiente de Spearman.

Palavras-chave : Culicoides; Insetos Vetores; Ecossistema; Demografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )