SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número4Prevalência de enteroparasitismo em crianças de comunidades ribeirinhas do Município de Coari, no médio Solimões, Amazonas, BrasilPercepção de sedentarismo e fatores associados em adolescentes grávidas no Município de Coari, Estado do Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SANTAREM, Maria Clara Alves; CONFALONIERI, Ulisses Eugénio Cavalcanti  e  FELIPPE-BAUER, Maria Luiza. Diversidade de Culicoides (Diptera: Ceratopogonidae) na Floresta Nacional de Caxiuanã, Melgaço, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.4, pp.29-33. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000400005.

O gênero Culicoídes apresenta distribuição global e abrange cerca de 82 espécies registradas na Amazônia Brasileira. Apesar de sua relevância nas áreas sanitária e econômica, poucas pesquisas têm sido realizadas sobre suas espécies na região. Este estudo apresenta um levantamento das espécies de Culicoídes em um sítio de pesquisa do Programa de Pesquisa em Biodiversidade na Floresta Nacional de Caxiuanã, na Região Amazônica. As coletas foram realizadas com armadilhas luminosas tipo CDC em cinco pontos de amostragem de 9 de fevereiro a 13 de fevereiro de 2007, nos níveis do solo e subdossel. Após a identificação das espécies coletadas, a sua frequência em cada estrato e seu índice de diversidade de Simpson foram calculados. Foram coletados 542 espécimes, pertencentes a seis espécies: C. foxi Ortiz, C. fusipalpis Wirth & Blanton, C. glabrior Macfie, C. guerrai Wirth & Blanton, C. hylas Macfie e C. vernoni Wirth & Blanton. A diversidade de espécies foi baixa em ambos os estratos (λ = 0,91 no solo; λ = 0,89 em nível subdossel). C. fusipalpis foi a espécie mais abundante em todos os pontos de amostragem e em ambos os estratos, correspondendo a 94,8% dos espécimes coletados. Na Região Amazônica, esta espécie pode ser encontrada tanto em ecossistemas de várzea como em áreas modificadas, como as localizadas no entorno de usinas hidrelétricas, alimentando-se em seres humanos. Apesar de seus hábitos hematófagos, a espécie não é apontada como vetor de doenças tropicais.

Palavras-chave : Ceratopogonidae; Biodiversidade; Insetos Vetores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )