SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue4The frequency of HLA-DRB1 polymorphisms in Brazilian Plasmodium vivax malaria patients and in blood donors from the Amazon RegionMicrobial evaluation of the handling of antineoplastic agents at a reference cancer treatment hospital in Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

GURGEL-GONCALVES, Rodrigo; PEREIRA, Francisco das Chagas Alves; LIMA, Inácio Pereira  and  CAVALCANTE, Reginaldo Roris. Distribuição geográfica, infestação domiciliar e infecção natural de triatomíneos (Hemiptera: Reduviidae) no Estado do Piauí, Brasil, 2008. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2010, vol.1, n.4, pp.57-64. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000400009.

Ações de controle e vigilância da doença de Chagas devem incluir dados ecológicos e geográficos de seus vetores. O objetivo deste estudo é analisar a distribuição geográfica, a infestação domiciliar e a infecção natural das espécies de triatomíneos capturadas no Estado do Piauí , Brasil. Os registros de ocorrência e indicadores entomológicos (espécimes capturados em intra e peridomicílio, infestação, colonização e infecção natural) das espécies de triatomíneos foram obtidos a partir de capturas domiciliares em 129 municípios do Piauí, em 2008. Das 11 espécies registradas, Triatoma brasiliensis e T. pseudomaculata apresentaram ampla distribuição geográfica, seguidas de Panstrongylus lutzi e T. sordida. Rhodnius neglectus ocorreu mais ao sul (em áreas de cerrado), enquanto R. nasutus, R. pictipes e R. robustus foram registradas em áreas ao norte do Estado. P. geniculatus, P. megistus e Psammolestes tertius ocorreram raramente. Dos 22.896 triatomíneos capturados, T. brasiliensis apresentou os maiores índices de infestação e colonização. O índice de infecção natural de triatomíneos por flagelados morfologicamente similares a Trypanosoma cruzi foi de 0,8%. Após 30 anos de controle e vigilância de vetores da doença de Chagas no Piauí, observa-se a provável eliminação de T. infestans e a manutenção da magnitude de distribuição de T. brasiliensis e T. pseudomaculata. Nesse cenário, recomenda-se reforçar a vigilância entomológica e educação em saúde com intuito de reduzir as chances de colonização de triatomíneos nativos nas unidades domiciliares no Estado do Piauí.

Keywords : Doença de Chagas; Triatominae; Vigilância Epidemiológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )