SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Perfil bacteriano de cultura de ponta de cateter venoso centralAnálise da concentração de retinol sérico em lactantes com e sem diabetes mellitus gestacional atendidas em uma maternidade pública da cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

RIBEIRO, Nelson Antonio Bailão; PIECZARKA, Julio Cesar; SOARES, Manoel do Carmo Pereira  e  NAGAMACHI, Cleusa Yoshiko. Identificação de uma colonia de longo prazo de Proechimys no Instituto Evandro Chagas, Pará, Brasil, com base em informações citogenéticas. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2011, vol.2, n.1, pp.59-66. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232011000100007.

A classificação taxonómica do gênero Proechimys é complexa porque muitas de suas espécies são morfologicamente semelhantes, porém diferentes cromossomicamente, com números de diploide (2n) que variam entre 14 e 62. A Seção de Criação e Produção de Animais de Laboratório do Instituto Evandro Chagas mantém uma colónia de Proechimys para pesquisa biomédica. Os membros da colónia foram classificados como P. guyannensis, que possui 2n = 40 e um número fundamental (NF) = 54. No entanto, ao utilizar a análise do cariótipo para auxiliar em sua classificação taxonómica, observamos que uma amostra dos animais desta colónia possuem 2n = 30 e NF = 56, com um cromossomo X submetacêntrico de tamanho médio e um cromossomo Y acrocêntrico pequeno. A heterocromatina constitutiva foi distribuída da seguinte forma: nas regiões pericentroméricas dos cromossomos 6, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e X; na porção distal dos braços curtos dos cromossomos 3, 6, 10 e X; na porção distal do braço longo do cromossomo 12; no braço longo do cromossomo Y; e nas porções distais de ambos os braços dos cromossomos 7, 9 e 11. As regiões organizadoras nucléolos (NORs) localizam-se no braço longo do cromossomo 9. Este cariótipo é consistente com o descrito anteriormente para P. roberti, não para P. guyannensis, o que demonstra a importância do uso de cariotipagem para a identificação taxonómica de Proechimys.

Palavras-chave : Cromossomos; Proechimys; Roedores; Cariotipagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )