SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Identificación de una colonia de largo plazo de Proechimys en el Instituto Evandro Chagas, Pará, Brasil, con base en informaciones citogenéticasEvaluación en laboratorio de la actividad de vuelo de Rhodnius brethesi Matta, 1919, potencial vector silvestre del Trypanosoma cruzi en la Amazonía Brasileña. (Hemiptera:Reduviidae:Triatominae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

RIBEIRO, Penha Patrícia Cabral; LIRA, Larissa Queiroz de  y  DIMENSTEIN, Roberto. Análise da concentração de retinol sérico em lactantes com e sem diabetes mellitus gestacional atendidas em uma maternidade pública da cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2011, vol.2, n.1, pp.67-71. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232011000100008.

A vitamina A é essencial em todos os estágios da vida, sendo ainda mais importante durante a gestação e a lactação. Indivíduos com diabetes mellitus têm sido considerados como um grupo em risco de apresentar deficiência em vários micronutrientes e compostos relacionados, como as vitaminas A, E e C. Em concordância, mulheres com diabetes mellitus gestacional (DMG) também têm sido apontadas como um grupo em risco de apresentar níveis reduzidos de vitamina A. Este estudo teve como objetivo comparar o retinol no soro de lactantes não diabéticas e com DMG atendidas na Maternidade Escola Januário Cicco, na cidade de Natal. Foram coletadas amostras de soro de 85 parturientes, das quais 16 eram portadoras de DMG. O retinol no soro foi quantificado por meio da cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Os resultados foram expressos em média e desvio padrão, sendo encontrada diferença significativa entre os grupos com e sem DMG, que apresentaram concentrações de 33,1 ± 12,5 µg/dL e 41,2 ± 11,1 µg/dL, respectivamente. Embora não se tenha elucidado o mecanismo responsável pelas alterações nos níveis de vitamina A na presença do diabetes, sabe-se que o metabolismo do retinol está fisiologicamente associado à função das células-β e, por isso, em condições de anormalidade na secreção de insulina, poderá haver alterações nas concentrações de RBP sérica e, por conseguinte, de retinol. Esses resultados alertam para a necessidade do monitoramento dessa vitamina durante a gestação, principalmente na gestação acompanhada por diabetes mellitus, a fim de prevenir a instalação de outras complicações patológicas para a mãe e para o seu lactente.

Palabras clave : Vitamina A; Diabetes Gestacional; Deficiência de Vitamina A; Insulina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )