SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Resistência ao jejum de Rhodnius stali Lent, Jurberg & Galvão, 1993 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) em condições de laboratórioDesenvolvimento de uma vacina tetravalente contra dengue índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LUCENA, Lorena Tourinho de; ZAN, Diógenes Guimarães; CRISPIM, Pedro di Tárique Barreto  e  FERRARI, José Odair. Fatores que influenciam a realização do exame preventivo do câncer cérvico-uterino em Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2011, vol.2, n.2, pp.45-50. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232011000200007.

O câncer do colo uterino é um importante problema de saúde pública no Brasil e sua identificação precoce aumenta consideravelmente a probabilidade de cura. O principal instrumento utilizado na detecção precoce deste câncer é o exame Papanicolau. O objetivo deste estudo foi analisar fatores biopsicossociais que interferem na realização do exame preventivo do câncer do colo do útero entre mulheres do Município de Porto Velho, Estado de Rondônia, com ênfase na prática religiosa. Aplicou-se questionário individual mediante visita domiciliar e realizaram-se entrevistas semiestruturadas em igrejas locais onde são realizados exames preventivos mensalmente. A amostra foi de 227 mulheres, dentre as quais 82,8% declararam já ter realizado alguma vez o exame. A etnia, o estado civil, o grau de instrução, a profissão e a religião não foram detectados como significativos para a não realização do exame preventivo. Há preferência entre as participantes pela realização do exame preventivo nas igrejas, pois estas oferecem um espaço físico e social de acolhimento. Políticas intersetoriais neste sentido podem ser desenvolvidas para aumentar as taxas de cobertura do exame.

Palavras-chave : Câncer do Colo do Útero; Exame Papanicolau; Saúde da Mulher; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )