SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Suscetibilidade de uma linhagem celular murina contínua (GRX) à infecção viral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

OLIVEIRA, Maria Isabel de et al. Caracterização molecular do parvovirus humano B19 associado com neuromielite. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2011, vol.2, n.2, pp.71-74. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232011000200010.

INTRODUÇÃO: O parvovírus B19 humano (B19V) é associado a vários sintomas clínicos. Uma infecção aguda pode levar à ocorrência de anemia, eritema infeccioso ou hidropsia fetal, bem como artrite e outras manifestações clínicas. Infecções por B19V podem também ocasionar várias doenças desmielinizantes. A análise filogenética das sequências parciais de eritrovírus resultou em três possíveis grupos de genótipos de B19V. Este estudo consistiu na análise de amostras de uma paciente com neuromielite, o que possibilitou a caracterização molecular do parvovírus B19 humano. OBJETIVO: Estudar a infecção por B19V associada a uma manifestação neurológica e realizar sua análise filogenética. MÉTODOS: Amostras de soro e de líquido cefalorraquidiano foram testadas para a observação de infecção por B19V. O teste sorológico utilizado para a pesquisa de B19V foi um kit comercial de ensaio imunoenzimático para IgG e IgM. A detecção de ácido nucleico foi realizada utilizando-se um teste de PCR. As análises filogenéticas foram realizadas utilizando PAUP e outros programas. RESULTADOS: Este artigo registra que a topologia de sequências de isolados virais de uma paciente com neuromielite foram inseridas em um clado constituído de grupos dentro do genótipo 1 de B19V. CONCLUSÃO: Esses achados indicam que este genótipo do vírus tem se mantido circulante em São Paulo, Brasil. Este relato representa um caso raro no qual o B19V pode ter sido o agente responsável pela infecção no sistema nervoso central.

Palavras-chave : Parvovírus B19 Humano; Manifestações Neurológicas; Infecções por Parvoviridae; Análise de Sequência de DNA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )