SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número4Prevenção do câncer de colo do útero em comunidades ribeirinhas atendidas pelo Programa Luz na Amazônia, Estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

NORONHA, Cláudia Karine Carmo de  e  MORAIS, Eronice Ribeiro de. Ocorrência de óbitos por acidentes de motocicletas em Teresina, Estado do Piauí, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2011, vol.2, n.4, pp.11-16. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232011000400002.

Na atualidade, os acidentes de transito vem tomando uma nova dimensao, sendo considerados como uma das principais causas de obitos no mundo, onde milhoes de pessoas morrem anualmente por este agravo, o que leva a desestruturacoes familiares, danos psicologicos e tambem elevacao do custo social para os paises. Dentre esses agravos, os acidentes por motocicleta tem uma importancia significativa pela exposicao corporea de seus ocupantes, podendo levar a sequelas grave e ate mesmo obito. Diante dessa problematica buscou-se caracterizar as vitimas fatais de acidentes motociclisticos, registrados na Delegacia de Repressao aos Crimes de Transito na Cidade de Teresina, Estado do Piaui, Brasil, alem de determinar o perfil sociodemografico dessas vitimas; descrever o tipo de colisao e os locais mais frequentes destes acidentes. O estudo e do tipo descritivo, com analise documental retrospectiva e uma abordagem quantitativa, desenvolvida no Municipio de Teresina, tendo como fonte 86 boletins de ocorrencias registrados na referida delegacia no ano de 2009. O estudo foi aprovado pelo , com protocolo no 358/10. Os resultados da pesquisa apontaram uma maior exposicao no sexo masculino, predominando a faixa etaria de adultos jovens, com prevalencia de ocorrencia em vias publicas de movimentacao intensa e maior incidencia no mes de marco. Concluiu-se que com aumento expressivo deste acidente e imperativa a implementacao de politicas publicas efetivas de monitoramento e fiscalizacao destes acidentes, bem como o investimento em acoes preventivas de educacao em saude a fim de sensibilizar toda populacao.

Palavras-chave : Motocicletas; Prevenção de Acidentes; Acidentes de Trânsito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )