SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Seroprevalencia de la infección por Helicobacter pylori en una muestra rural del Estado de Amazonas, BrasilMalaria en el Municipio de Cruzeiro do Sul, Estado de Acre, Brasil: aspectos epidemiológicos, clínicos y de laboratorio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

SOUZA, Verena Maria Mendes de et al. Avaliação do conhecimento, atitudes e práticas sobre dengue no Município de Pedro Canário, Estado do Espírito Santo, Brasil, 2009: um perfil ainda atual. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2012, vol.3, n.1, pp.37-43. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232012000100006.

Em janeiro de 2009 o Município de Pedro Canário, Estado do Espírito Santo, Brasil, solicitou ao Ministério da Saúde ajuda para investigar um surto de leptospirose. Após investigação, verificou-se tratar de surto de dengue. Com o objetivo de direcionar as medidas de prevenção e controle para dengue foi realizado um estudo descritivo sobre conhecimentos, atitudes e práticas em residentes maiores de 18 anos de idade de dois bairros do Município. Cerca de 80% dos entrevistados sabem o que é dengue e 70% referiram fazer algo para se prevenir e acreditam que a responsabilidade de prevenção é da sociedade. Foram constatados potenciais criadouros do Aedes aegypti em cerca de 10% dos domicílios de entrevistados que referiram saber como evitar a dengue. A população está consciente e bem informada sobre a dengue, ciente da gravidade da doença, sinais e sintomas, medidas de prevenção e da responsabilidade no controle do vetor. No entanto, o nível de conhecimento e de atitudes referidas não demonstra coerência com a prática preventiva em relação à doença.

Palabras clave : Conhecimentos; Atitudes e Prática em Saúde; Dengue; Surtos de Doenças; Aedes; Controle de Vetores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )