SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Malária no Município de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, Brasil: aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

RODRIGUES NETO, Taurino dos Santos et al. Anetodermia secundária à hanseníase dimorfa. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2012, vol.3, n.1, pp.55-57. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232012000100008.

OBJETIVO: Relatar um caso de anetodermia secundária em um paciente com hanseníase dimorfa e, consequentemente, chamar atenção para esta associação incomum entre anetodermia e hanseníase. RELATO DE CASO: Um homem de cor parda, com 21 anos de idade, foi encaminhado para o Ambulatório de Dermatologia da Universidade do Estado do Pará, na Cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil, com um diagnóstico de hanseníase dimorfa desde os 10 anos de idade. Depois de alguns anos, o paciente desenvolveu cicatrizes de superfície apergaminhada com diagnóstico compatível com lesões decorrentes de anetodermia secundária à hanseníase. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uma afecção dermatológica, embora rara, pode ser associada a doenças sistêmicas comuns, como a hanseníase, e a descoberta dessas afecções é então enfatizada. Sua investigação e exclusão são necessárias quando confrontadas com tais circunstâncias.

Palavras-chave : Anetoderma; Leprosy; Skin Diseases; Bacterial; Elastic Tissue; Anetodermia; Hanseníase; Dermatopatias Bacterianas; Tecido Elástico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )