SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Distribuição de subtipos de HIV-1 em pacientes com falha terapêutica à HAART nos Estados do Pará e Amazonas, Brasil, entre 2002 e 2006Interação hospedeiro-parasita entre a sardinha Cetengraulis edentulus (Cuvier, 1829) e o isópode parasita Livoneca desterroensis (Isopoda, Cymothoidae) em um estuário do norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GUARDA, Flávio Renato Barros da; SILVA, Rafaela Niels da  e  TAVARES, Ricardo Antônio Wanderley. Perfil sociodemográfico dos médicos que compõem equipes de saúde da família na Região Metropolitana do Recife, Estado de Pernambuco, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2012, vol.3, n.2, pp.17-24. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232012000200003.

Características pessoais, humanas e interdisciplinares de formação dos profissionais de saúde podem influenciar na escolha pela área específica de atuação e nos processos de trabalho em equipes multidisciplinares. Este artigo tem o objetivo de descrever o perfil sociodemográfico dos médicos que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Região Metropolitana do Recife (RMR). Para tanto, procedeu-se um estudo descritivo, com amostra de 76 médicos vinculados a dez municípios da RMR. Verificou-se certo equilíbrio na representatividade entre os gêneros na amostra (47,4% do gênero feminino) e alta concentração de profissionais com idade acima de 40 anos (76,3%). Em relação à formação profissional, 86,6% dos médicos entrevistados tem título de pós-graduação e 56,6% relataram ter renda superior a 12 salários mínimos. A maior parte das características sociodemográficas dos indivíduos pesquisados assemelha-se às encontradas em outros estudos, com médicos de outras regiões do país.

Palavras-chave : Recursos Humanos em Saúde; Programa Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )