SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Fauna flebotomínica (Diptera: Psychodidae) em floresta preservada e alterada do Município de Caroebe, Estado de Roraima, BrasilProdução de fatores de virulência in vitro por isolados de Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii de origem clínica em Belém, Estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

FARIA, Angélica Rosa  e  ANDRADE, Hélida Monteiro de. Diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina: grandes avanços tecnológicos e baixa aplicação prática. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2012, vol.3, n.2, pp.47-57. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232012000200007.

A leishmaniose visceral é a mais severa dentre as leishmanioses e sua forma zoonótica, causada por Leishmania (Leishmania) infantum chagasi, representa 20% do registro de casos da leishmaniose visceral humana mundial. Nas áreas urbanas e periurbanas dos trópicos, a incidência dessa doença é crescente. Uma das medidas de controle da leishmaniose visceral adotada no Brasil é a identificação e eliminação de cães infectados, considerados os principais reservatórios da doença urbana. Nesse contexto, o diagnóstico confiável nesses animais desempenha um papel fundamental no controle da doença. Entretanto, ainda não se dispõe de um método com sensibilidade e especificidade ideais, que forneça um diagnóstico rápido e seguro para a leishmaniose visceral canina. Neste trabalho foram revisadas as vantagens e desvantagens dos principais métodos atualmente disponíveis para o diagnóstico canino, as perspectivas com relação a novas metodologias e a novos antígenos a serem utilizados no diagnóstico da leishmaniose visceral canina e, por fim, discutimos as dificuldades para aplicação prática dessas novas metodologias.

Palavras-chave : Diagnóstico; Leishmaniose Visceral Canina; Leishmania infantum chagasi.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )