SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Perfil socio epidemiológico de mujeres con embarazo ectópico atendidas en un hospital público de referencia con gestación de alto riesgo en la ciudad de Belém, Estado de Pará, BrasilFactores de riesgo y etiología infecciosa de la enfermedad diarreica en el Municipio de Juruti, Estado de Pará, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

CASSEB, Alexandre do Rosário et al. Soropesquisa de Alphavirus em herbívoros domésticos no Estado do Pará, Amazônia Brasileira. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2012, vol.3, n.4, pp.43-48. ISSN 2176-6215.

O Estado do Pará compreende 26% da Amazônia brasileira, onde uma grande diversidade de arbovírus é descrita. Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência e distribuição de inibição da hemaglutinação (HI) que detecta anticorpos contra quatro tipos de vírus: vírus da encefalite equina do leste (EEL), vírus da encefalite equina do oeste (EEO), vírus Mayaro (MAYV) e vírus Mucambo (MUCV), um subtipo do vírus da encefalite equina venezuelana (VEEV), em 2.191 amostras de soro de equinos, bovinos, ovinos e bubalinos no Estado do Pará, Brasil. O objetivo foi identificar a prevalência de anticorpos nestes animais de fazenda para determinar quais arbovírus estão circulando e determinar que animal é mais sensível para detectar Alphavirus. Os anticorpos contra os arbovírus investigados foram detectados em quase todos os animais das espécies estudadas. Os resultados indicaram que herbívoros domésticos são suscetíveis aos arbovírus testados e evidencia Alphavirus ativos em animais de fazenda na Amazônia brasileira. Uma análise da prevalência de anticorpos HI por espécies de animais indicaram diferença significativa entre equinos e bubalinos, bovinos e ovinos. Os equinos apresentaram maior prevalência de anticorpos em reações heterotípicas, os quais demonstram ser as melhores espécies de animais de fazenda como sentinelas para detectar a circulação de arbovírus na Amazônia brasileira.

Palabras clave : Alphavirus; Ecossistema Amazônico; Animais; Testes de Inibição da Hemaglutinação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )