SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Perfil socioepidemiológico de mulheres acometidas por gravidez ectópica atendidas em um hospital público de referência em gestação de alto risco na cidade de Belém, Estado do Pará, BrasilFatores de risco e etiologia infecciosa da doença diarreica no Município de Juruti, Estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

CASSEB, Alexandre do Rosário et al. Soropesquisa de Alphavirus em herbívoros domésticos no Estado do Pará, Amazônia Brasileira. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2012, vol.3, n.4, pp.43-48. ISSN 2176-6223.

O Estado do Pará compreende 26% da Amazônia brasileira, onde uma grande diversidade de arbovírus é descrita. Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência e distribuição de inibição da hemaglutinação (HI) que detecta anticorpos contra quatro tipos de vírus: vírus da encefalite equina do leste (EEL), vírus da encefalite equina do oeste (EEO), vírus Mayaro (MAYV) e vírus Mucambo (MUCV), um subtipo do vírus da encefalite equina venezuelana (VEEV), em 2.191 amostras de soro de equinos, bovinos, ovinos e bubalinos no Estado do Pará, Brasil. O objetivo foi identificar a prevalência de anticorpos nestes animais de fazenda para determinar quais arbovírus estão circulando e determinar que animal é mais sensível para detectar Alphavirus. Os anticorpos contra os arbovírus investigados foram detectados em quase todos os animais das espécies estudadas. Os resultados indicaram que herbívoros domésticos são suscetíveis aos arbovírus testados e evidencia Alphavirus ativos em animais de fazenda na Amazônia brasileira. Uma análise da prevalência de anticorpos HI por espécies de animais indicaram diferença significativa entre equinos e bubalinos, bovinos e ovinos. Os equinos apresentaram maior prevalência de anticorpos em reações heterotípicas, os quais demonstram ser as melhores espécies de animais de fazenda como sentinelas para detectar a circulação de arbovírus na Amazônia brasileira.

Palavras-chave : Alphavirus; Ecossistema Amazônico; Animais; Testes de Inibição da Hemaglutinação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )