SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Soropesquisa de Alphavirus em herbívoros domésticos no Estado do Pará, Amazônia Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SOUZA, Cintya de Oliveira et al. Fatores de risco e etiologia infecciosa da doença diarreica no Município de Juruti, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2012, vol.3, n.4, pp.49-60. ISSN 2176-6223.

O Município de Juruti, Estado do Pará, Brasil, vem passando por intensas mudanças ambientais, demográficas e socioeconômicas devido à exploração de bauxita, que desencadeou um intenso processo migratório em função das oportunidades de emprego e renda. Devido ao impacto desta migração à saúde pública local, a Secretaria de Saúde do Município e o Instituto Evandro Chagas desenvolveram o Projeto Saúde Juruti, que possibilitou a investigação de agravos importantes para o Município, como as doenças diarreicas. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores de riscos e a etiologia infecciosa associados às doenças diarreicas em Juruti durante o período de 2007 a 2010, por meio de técnicas estatísticas denominadas análise exploratória de dados e análise bivariada. Os resultados demonstraram que a faixa etária menor de 1 ano de idade e a queima de lixo foram identificadas como possíveis fatores de risco para a ocorrência da diarreia. Outras variáveis como as práticas alimentares, o cuidado com manuseio de alimentos e os hábitos de higiene pessoal e domiciliar necessitam ser investigadas. Entre as causas bacterianas e parasitárias, as bactérias foram a principal causa de diarreia, com destaque para a associação de Shigella e de Escherichia coli patogênicas aos casos diarreicos. Diante desses resultados, são sugeridas ações de monitoramento como o registro dos casos diarreicos e de prevenção e controle da diarreia, manter a distribuição e utilização de hipoclorito de sódio, juntamente com as ações de educação em saúde e com a melhoria nas condições de saneamento básico.

Palavras-chave : Diarreia; Fatores de Risco; Bactéria; Protozoário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )