SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Caracterización del sistema de extracción del látex de frangipani (Himatanthus Willd. ex Schult. - Apocynaceae), en el Municipio de Alcântara, Estado de Maranhão, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

GANNE, Newton et al. Estudo sobre acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, ocorridos no Município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, no ano 2010. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.1, pp.15-22. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000100003.

Nas ocorrências crescentes de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas com outros tipos de veículos, verifica-se que as taxas de morbimortalidade incidem na sua quase totalidade sobre os ocupantes das primeiras. Tais consequências se devem principalmente à fragilidade do veículo, que não conta com proteções como parachoques, cintos de segurança, air-bags, habitáculo ou célula de proteção. Embora tais eventos acidentários já sejam considerados um grave problema de saúde pública, comumente não são assim tratados. Em tal contexto, estudos sobre as suas características e causas revestem-se de elevada importância, por possibilitarem ações de intervenção mais qualificadas, pontuais e prioritariamente relacionadas à prevenção. O artigo apresenta resultados de pesquisa quantitativa, descritiva, sobre acidentes envolvendo motocicletas no Município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2010. Entre outros resultados, verificou-se que, do total de 378 ocorrências registradas, 365 ocorreram na área urbana. Dos relatórios de atendimento às vítimas que continham a informação, constatou-se predomínio de condutores do sexo masculino, 257, sobre o feminino, 58. De forma contrária, entre os garupas acidentados houve maioria do sexo feminino, 63%. A colisão de motocicletas com automóveis foi a primeira causa final dos acidentes, 38,4%, e a queda acidental de motocicletas foi a segunda, 32%. Este trabalho também evidencia comparações de resultados com igual pesquisa realizada sobre acidentes no ano de 2007.

Palabras clave : Acidentes de trânsito; Motocicletas; Prevenção de acidentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )