SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Caracterização do sistema de extração de látex de janaúba (Himatanthus Willd. ex Schult. - Apocynaceae), no Município de Alcântara, Estado do Maranhão, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GANNE, Newton et al. Estudo sobre acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, ocorridos no Município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, no ano 2010. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.1, pp.15-22. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000100003.

Nas ocorrências crescentes de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas com outros tipos de veículos, verifica-se que as taxas de morbimortalidade incidem na sua quase totalidade sobre os ocupantes das primeiras. Tais consequências se devem principalmente à fragilidade do veículo, que não conta com proteções como parachoques, cintos de segurança, air-bags, habitáculo ou célula de proteção. Embora tais eventos acidentários já sejam considerados um grave problema de saúde pública, comumente não são assim tratados. Em tal contexto, estudos sobre as suas características e causas revestem-se de elevada importância, por possibilitarem ações de intervenção mais qualificadas, pontuais e prioritariamente relacionadas à prevenção. O artigo apresenta resultados de pesquisa quantitativa, descritiva, sobre acidentes envolvendo motocicletas no Município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2010. Entre outros resultados, verificou-se que, do total de 378 ocorrências registradas, 365 ocorreram na área urbana. Dos relatórios de atendimento às vítimas que continham a informação, constatou-se predomínio de condutores do sexo masculino, 257, sobre o feminino, 58. De forma contrária, entre os garupas acidentados houve maioria do sexo feminino, 63%. A colisão de motocicletas com automóveis foi a primeira causa final dos acidentes, 38,4%, e a queda acidental de motocicletas foi a segunda, 32%. Este trabalho também evidencia comparações de resultados com igual pesquisa realizada sobre acidentes no ano de 2007.

Palavras-chave : Acidentes de trânsito; Motocicletas; Prevenção de acidentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )