SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Estudio sobre accidentes de tránsito involucrando a motocicletas, ocurridos en el Municipio de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, el año de 2010Genotipado por spoligotyping de Mycobacterium tuberculosis obtenidos de láminas de Ziehl-Neelsen en Belém, Estado de Pará, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

LINHARES, Jairo Fernando Pereira  y  PINHEIRO, Claudio Urbano Bittencourt. Caracterização do sistema de extração de látex de janaúba (Himatanthus Willd. ex Schult. - Apocynaceae), no Município de Alcântara, Estado do Maranhão, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.1, pp.23-31. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000100004.

A janaúba (Himatanthus Willd. ex Schult.) possui amplo espectro de usos medicinais no Estado do Maranhão. O látex extraído desta planta é muito utilizado e conhecido regionalmente como "leite de janaúba". No Município de Alcântara, Estado do Maranhão, a extração do látex representa fonte de renda complementar para parte da população rural. O objetivo geral deste trabalho foi caracterizar o sistema de exploração atual de látex de janaúba em seus aspectos técnicos, operacionais e econômicos. Especificamente, procurou-se estimar a produção, o sistema de extração e os custos de produção, além de, adicionalmente, esclarecer a identidade botânica das etnoespécies, concluindo-se que a janaúba vermelha e a janaúba branca, são, respectivamente, as espécies Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel e Himatanthus obovatus (Müll Arg) Woodson. O modo mais comum de extração do látex utiliza esponja e água em árvores com espessuras ≥ 30 cm. A produtividade está mais diretamente relacionada à quantidade de árvores em fase produtiva. A produção média do látex é de 0,73 L por árvore, na estação seca. O sistema de extração apresentou rentabilidade positiva, apesar de mostrar-se economicamente inviável a médio e longo prazos. Medidas de manejo devem ser definidas e implementadas para o controle da sobre-exploração, a proteção das áreas de ocorrência e a melhoria do sistema de produção, tornando-o mais rentável.

Palabras clave : Plantas Medicinais; Desenvolvimento Sustentável; Himatanthus; Etnobotânica; Conservação de Recursos Naturais; Látex.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )