SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Caracterización del sistema de extracción del látex de frangipani (Himatanthus Willd. ex Schult. - Apocynaceae), en el Municipio de Alcântara, Estado de Maranhão, BrasilTriatoma pintodiasi sp. nov. del subcomplejo T. rubrovaria (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

FURLANETO, Ismari Perini et al. Genotipagem por spoligotyping de Mycobacterium tuberculosis obtidos de lâminas de Ziehl-Neelsen em Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.1, pp.33-41. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000100005.

O spoligotyping é uma técnica molecular baseada na amplificação de uma região de repetições diretas polimórficas, a qual permite detectar e diferenciar Mycobacterium tuberculosis (MT). Neste estudo, foram genotipados MT obtidos de material fixado em lâminas coradas pela técnica de Ziehl-Neelsen (ZN), confeccionadas em laboratórios públicos de Belém. A identificação molecular de MT por spoligotyping em amostras de 102 indivíduos apresentou elevada sensibilidade, com 90 padrões de hibridização completos e concordantes entre si. A classificação dos genótipos foi realizada comparando os resultados obtidos com aqueles disponíveis no banco de dados internacional SITVITWEB. Foram observados 45 genótipos distintos, dos quais 35 previamente relatados e 11 ainda não relatados. Sessenta e um genótipos apresentaram-se compartilhados por duas a 15 amostras e 29 genótipos eram únicos. As famílias LAM, T, H e EAI foram as mais frequentes. Os bairros com maior concentração de casos foram Guamá, Jurunas e Terra Firme. A genotipagem por spoligotyping torna-se uma importante ferramenta no monitoramento de isolados em diferentes contextos epidemiológicos. A possibilidade de caracterizar genética e demograficamente estes microorganismos contribui para o melhor entendimento de como a doença é distribuída nesta população, no esclarecimento das transmissões e das contaminações cruzadas e na implementação de ações para o controle da tuberculose.

Palabras clave : Mycobacterium tuberculosis; Tuberculose; Spoligotyping; Diagnósticos Moleculares; Técnicas de Tipagem Bacteriana; EAI.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )