SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Caracterização do sistema de extração de látex de janaúba (Himatanthus Willd. ex Schult. - Apocynaceae), no Município de Alcântara, Estado do Maranhão, BrasilTriatoma pintodiasi sp. nov. do subcomplexo T. rubrovaria (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

FURLANETO, Ismari Perini et al. Genotipagem por spoligotyping de Mycobacterium tuberculosis obtidos de lâminas de Ziehl-Neelsen em Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.1, pp.33-41. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000100005.

O spoligotyping é uma técnica molecular baseada na amplificação de uma região de repetições diretas polimórficas, a qual permite detectar e diferenciar Mycobacterium tuberculosis (MT). Neste estudo, foram genotipados MT obtidos de material fixado em lâminas coradas pela técnica de Ziehl-Neelsen (ZN), confeccionadas em laboratórios públicos de Belém. A identificação molecular de MT por spoligotyping em amostras de 102 indivíduos apresentou elevada sensibilidade, com 90 padrões de hibridização completos e concordantes entre si. A classificação dos genótipos foi realizada comparando os resultados obtidos com aqueles disponíveis no banco de dados internacional SITVITWEB. Foram observados 45 genótipos distintos, dos quais 35 previamente relatados e 11 ainda não relatados. Sessenta e um genótipos apresentaram-se compartilhados por duas a 15 amostras e 29 genótipos eram únicos. As famílias LAM, T, H e EAI foram as mais frequentes. Os bairros com maior concentração de casos foram Guamá, Jurunas e Terra Firme. A genotipagem por spoligotyping torna-se uma importante ferramenta no monitoramento de isolados em diferentes contextos epidemiológicos. A possibilidade de caracterizar genética e demograficamente estes microorganismos contribui para o melhor entendimento de como a doença é distribuída nesta população, no esclarecimento das transmissões e das contaminações cruzadas e na implementação de ações para o controle da tuberculose.

Palavras-chave : Mycobacterium tuberculosis; Tuberculose; Spoligotyping; Diagnósticos Moleculares; Técnicas de Tipagem Bacteriana; EAI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )