SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Especies de Culicoides (Díptera; Ceratopogonidae) y huéspedes potenciales en área de ecoturismo del Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, BrasilBusca por Hepacivirus parecido al virus de la hepatitis C, en primates no humanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

SOARES, Luís Paulo de Miranda Araújo; OLIVEIRA, Rafael Trindade de  y  CARNEIRO, Irna Carla do Rosário Souza. Infecções da corrente sanguínea por Candida spp. em unidade neonatal de hospital de ensino da Região Norte do Brasil: estudo dos fatores de risco. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.3, pp.19-24. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000300003.

As candidemias, responsáveis por elevada morbimortalidade, são cada vez mais causa de sepse em unidades de terapia intensiva neonatal. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os fatores de risco relacionados com infecções da corrente sanguínea por Candida spp. em neonatos internados na unidade neonatal de um hospital de ensino da Região Norte do Brasil. O estudo foi do tipo caso-controle, retrospectivo, a partir de prontuários de pacientes admitidos de 2008 a 2010, nas unidades de cuidados intermediários e nas de terapia intensiva do setor de neonatologia do hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Foram considerados casos de candidemia quando a hemocultura foi positiva para Candida spp. após 48 h de internação. A proporção entre casos e controles foi de 1:2. O estudo revelou 36 pacientes com candidemia, correspondendo ao coeficiente de 15,1 episódios por mil admissões. A infecção esteve associada ao extremo baixo peso, ao uso de cateter venoso central, à nutrição parenteral prolongada e à antibioticoterapia prévia pelo menos com três antibióticos.

Palabras clave : Candidemia; Neonatologia; Fatores de Risco.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )