SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue3Bloodstream infection by Candida spp. in the neonatal unit of a teaching hospital from North Region, Brazil: study of risk factorsGram-positive bactéria carried by ants in hospital environment in the City of Porto Velho, Rondônia State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

HOLANDA, Gustavo Moraes; SOARES, Manoel do Carmo Pereira  and  RIBEIRO, Nelson Antonio Bailão. Busca por Hepacivirus semelhante ao vírus da hepatite C, em primatas não humanos. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.3, pp.25-32. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000300004.

O gênero viral Hepacivirus é constituído pelo vírus da hepatite C (VHC), porém há proposta de inclusão de outros vírus recentemente encontrados em cães, cavalos e roedores e do vírus GB B. O VHC, ou algum outro vírus filogeneticamente relacionado a ele, ainda não foi identificado em primatas não humanos silvestres, diferentemente de vírus semelhantes ao vírus da hepatite B. As infecções causadas pelo VHC em humanos são graves existindo, assim, a necessidade de uma busca, em outros animais, por Hepacivirus, visto que eles poderão cruzar a barreira evolutiva, causando infecção em seres humanos. O objetivo deste trabalho foi tentar localizar a presença de Hepacivirus em primatas não humanos. Foram desenhados iniciadores, os quais se ligam na região IRES do VHC, obtendo um produto final de 188 pb. Foram analisadas 1.054 amostras, pertencentes a 36 espécies de primatas não humanos das quais apenas 12 apresentaram bandas definidas e, após sequenciamento, apresentaram negatividade para Hepacivirus. Em análises evolutivas observou-se que o vírus GB C ocupa a mais distante posição filogenética em relação ao VHC, enquanto a mais próxima é ocupada pelo vírus GB B. Apesar da não identificação de Hepacivirus semelhantes ao VHC em primatas não humanos, não se pode afirmar que o mesmo não exista. Estudos envolvendo outras espécies, como os vírus GBs e os possíveis novos Hepacivirus podem solucionar o processo evolutivo que possibilitou o VHC infectar seres humanos, pois estes parecem ser o elo entre o VHC e espécies virais encontradas em animais silvestres.

Keywords : Hepacivirus; Pegivirus; Vírus GB A; Vírus GB B; Vírus GB C.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )