SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue3Searching for Hepacivirus related to hepatitis C virus in nonhuman primatesTrematode larvae associated with freshwater mollusks in municipalities of Metropolitan Region of São Paulo, São Paulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

VIEIRA, Gabriel de Deus et al. Bactérias Gram positivas veiculadas por formigas em ambiente hospitalar de Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.3, pp.33-36. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000300005.

As formigas são consideradas insetos vetores de várias espécies de patógenos e apresentam grande adaptabilidade a diversos tipos de ambientes. Por essa razão podem oferecer risco a pacientes imunodeprimidos, em ambiente hospitalar. O objetivo deste estudo foi verificar o perfil das bactérias Gram positivas veiculadas por formicídeos em ambiente hospitalar. Os insetos foram coletados na sala de emergência, no setor de pneumologia e no de gastroenterologia em um hospital público de Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil, no período de março a junho de 2012. As bactérias isoladas foram caracterizadas quanto à coloração de Gram, aos testes para identificação de bactérias do gênero Staphylococcus, Streptococcus e Micrococcus e quanto ao perfil de suscetibilidade a antimicrobianos. Entre as 130 formigas capturadas, 62% das cepas extraídas das formigas foram identificadas como pertencentes ao gênero Staphylococcus, 25% Streptococcus e 13% Micrococcus. Em relação à resistência aos antibióticos, 83% das cepas foram resistentes à oxacilina e 50% à vancomicina. Conclui-se que as formigas apresentaram grande potencial como veiculadoras mecânicas de bactérias, sugerindo o risco de infecção nosocomial e a permanência de cepas com alta resistência no ambiente hospitalar.

Keywords : Vetores de Doenças; Infecção Hospitalar; Testes de Sensibilidade Microbiana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )