SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Bactérias Gram positivas veiculadas por formigas em ambiente hospitalar de Porto Velho, Estado de Rondônia, BrasilMétodos de controle de insetos vetores: um estudo das classificações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

OHLWEILER, Fernanda Pires et al. Larvas de trematódeos associadas a moluscos de água doce em municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.3, pp.37-48. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000300006.

O trabalho identifica larvas de trematódeos encontradas parasitando moluscos dulciaquícolas em municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil. A pesquisa malacológica foi realizada no período de novembro de 2008 a outubro de 2011. Os moluscos foram identificados e submetidos a exame parasitológico. Foram identificados moluscos das famílias Ampullariidae, Ancylidae, Lymnaeidae, Physidae, Planorbidae e Thiaridae. Observaram-se 21 formas larvais de trematódeos parasitando os moluscos. Dessas, sete não foram encontradas na literatura consultada: cercária I, echinocercária I, echinocercária IV, strigeocercária I, strigeocercária II, strigeocercária III e strigeocercária IV. A presença de moluscos dulciaquícolas, hospedeiros intermediários de trematódeos, pode representar risco para a transmissão de agentes infectantes causadores de doenças de interesse médico e veterinário em municípios da Região Metropolitana de São Paulo, sendo o monitoramento dessas áreas extremamente importante.

Palavras-chave : Trematódeos; Moluscos; Helmintos; Cercária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )