SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Manifestações clínicas da doença hidática policística apresentadas por 26 pacientes atendidos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, BrasilO efeito do óleo essencial de Rosmarinus officinalis sobre a formação do tubo germinativo em Candida dubliniensis isolada de usuários de dentadura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GONCALVES, Aline Carvalho et al. Estudo da prevalência da fluorose dentária em um grupo de escolares de Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.4, pp.37-42. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000400004.

A fluorose dentária é um agravo provocado pela ingestão excessiva e prolongada de substâncias fluoretadas durante a formação dos dentes, sendo prevenível se monitorada por sistemas de vigilância em saúde bucal. Esta pesquisa é um estudo transversal, realizado em 2011, para identificar a prevalência da fluorose dentária em escolares de 12 anos de idade em Belém, Estado do Pará, Brasil. Foram utilizados Índice de Dean e amostragem aleatória sistemática, com 124 crianças, a partir de dados da Secretaria de Educação do Município. Encontrou-se uma prevalência de 40% de fluorose dentária entre os escolares examinados, sendo 27% (n = 33) em grau muito leve, 7% (n = 9) leve, 5% (n = 6) questionável, 1% (n = 2) em grau moderado. Não houve nenhum registro de fluorose severa. A prevalência de fluorose encontrada foi alta em relação a outras regiões brasileiras, embora tenha se apresentado de forma leve na população investigada, não representando um problema epidemiológico relevante quanto à severidade. Contudo, destaca-se que é de fundamental importância o monitoramento rigoroso dos teores de flúor usados para a prevenção da cárie dentária nas águas consumidas.

Palavras-chave : Saúde Bucal; Flúor; Fluorose Dentária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )