SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Estudo da prevalência da fluorose dentária em um grupo de escolares de Belém, Estado do Pará, BrasilMercúrio em clínica odontológica: concentrações semanais no ambiente de trabalho e suas relações com procedimentos dentários em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GAUCH, Lurdete Maria Rocha et al. O efeito do óleo essencial de Rosmarinus officinalis sobre a formação do tubo germinativo em Candida dubliniensis isolada de usuários de dentadura. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.4, pp.43-47. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000400005.

Candida dubliniensis é uma levedura patogênica emergente, muito semelhante à C. albicans, que coloniza ou infecta as cavidades bucais de usuários de dentaduras. Similar à C. albicans, C. dubliniensis produz tubos germinativos com fator de virulência maior. Devido à escassez de dados, demonstrando que produtos naturais têm atividade anti-C. dubliniensis, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um óleo essencial de Rosmarinus officinalis sobre a formação de tubo germinativo em C. dubliniensis. Seis isolados de C. dubliniensis foram coletados de cavidades orais (n = 5/base da dentadura e n = 1/mucosa palatal) de seis usuários de dentaduras com (n = 4) ou sem (n = 2) estomatite. A formação do tubo germinativo foi induzida em caldo Sabouraud dextrose, contendo soro fetal bovino a 10% na presença (teste) ou ausência (controle) de óleo essencial de R. officinalis a 4%. Observou-se a completa inibição da formação do tubo germinativo de todos os isolados de C. dubliniensis (p = 0,004). Nossos resultados demonstraram o potente efeito anti-C. dubliniensis do óleo essencial R. officinalis, indicando a necessidade maiores investigações sobre o uso farmacêutico do óleo essencial R. officinalis, particularmente o seu impacto sobre a colonização da resina para dentaduras e a estomatite.

Palavras-chave : Candida dubliniensis; Rosmarinus officinalis; Estomatite; Dentaduras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )