SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4El efecto del aceite esencial de Rosmarinus officinalis sobre la formación del tubo germinativo en Candida dubliniensis aislada de usuarios de dentaduraAnálisis de la coinfección TB/HIV como factor de desarrollo de la tuberculosis multidrogo resistente: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

SILVA, Ivisson Carneiro Medeiros da et al. Mercúrio em clínica odontológica: concentrações semanais no ambiente de trabalho e suas relações com procedimentos dentários em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.4, pp.49-55. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000400006.

O objetivo deste estudo foi avaliar a exposição ocupacional ao mercúrio em um consultório odontológico, através das medições das concentrações de mercúrio no ar realizadas com um analisador portátil (Lumex). As medições foram feitas a cada hora durante a semana de trabalho em um consultório, localizado em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Concentrações de mercúrio no ar ambiente, após a realização de 175 procedimentos, foram avaliadas. Os procedimentos foram divididos em três grupos de acordo com a utilização de mercúrio e da caneta de alta rotação. A concentração média de mercúrio observada no ar da clínica foi de 2,49 µgHg.m-3, alcançando 4,69 µgHg.m-3 no dia em que o maior número de procedimentos foi realizado. O procedimento de colocação de amálgama levou à maior média de concentração de mercúrio no ar, mas não estatisticamente significante com relação aos outros grupos de procedimentos (p-valor = 0,988). Os dados coletados no ambiente mostraram que as concentrações de mercúrio estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação brasileira e internacional.

Palabras clave : Mercúrio; Riscos Ocupacionais; Odontologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )