SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4O efeito do óleo essencial de Rosmarinus officinalis sobre a formação do tubo germinativo em Candida dubliniensis isolada de usuários de dentaduraAnálise da coinfecção TB/HIV como fator de desenvolvimento da tuberculose multidroga resistente: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SILVA, Ivisson Carneiro Medeiros da et al. Mercúrio em clínica odontológica: concentrações semanais no ambiente de trabalho e suas relações com procedimentos dentários em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.4, pp.49-55. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000400006.

O objetivo deste estudo foi avaliar a exposição ocupacional ao mercúrio em um consultório odontológico, através das medições das concentrações de mercúrio no ar realizadas com um analisador portátil (Lumex). As medições foram feitas a cada hora durante a semana de trabalho em um consultório, localizado em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Concentrações de mercúrio no ar ambiente, após a realização de 175 procedimentos, foram avaliadas. Os procedimentos foram divididos em três grupos de acordo com a utilização de mercúrio e da caneta de alta rotação. A concentração média de mercúrio observada no ar da clínica foi de 2,49 µgHg.m-3, alcançando 4,69 µgHg.m-3 no dia em que o maior número de procedimentos foi realizado. O procedimento de colocação de amálgama levou à maior média de concentração de mercúrio no ar, mas não estatisticamente significante com relação aos outros grupos de procedimentos (p-valor = 0,988). Os dados coletados no ambiente mostraram que as concentrações de mercúrio estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação brasileira e internacional.

Palavras-chave : Mercúrio; Riscos Ocupacionais; Odontologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )