SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Mercúrio em clínica odontológica: concentrações semanais no ambiente de trabalho e suas relações com procedimentos dentários em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, BrasilProdução de ácido lático e viabilidade celular de Lactobacillus plantarum inoculado em caldo de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) suplementado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

BARBOSA, Eric Lima  e  LEVINO, Antônio. Análise da coinfecção TB/HIV como fator de desenvolvimento da tuberculose multidroga resistente: uma revisão sistemática. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.4, pp.57-66. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000400007.

A tuberculose (TB) constitui um problema de saúde pública que se tem agravado nas últimas três décadas, em função do número de casos novos, associados à difusão da epidemia do vírus da imunodeficiência humana (HIV), bem como do aumento da multirresistência aos fármacos utilizados no tratamento da doença. Este artigo investiga, por meio de uma revisão sistemática da literatura científica, se a coinfecção TB/HIV tem relação com o desenvolvimento da tuberculose multidroga resistente (TBMDR), quando são comparados pacientes com e sem a coinfecção. A pergunta de pesquisa foi elaborada conforme o método PICO, no qual os participantes são os pacientes com tuberculose, a intervenção é o status de HIV, a comparação é entre portador e não portador de HIV, e o desfecho corresponde aos casos em que foi diagnosticada a TBMDR. Foram recuperados 808 estudos científicos, catalogados nas bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, ISI/Thomson Reuters e SciELO.org, que utilizaram descritores específicos para cada um deles. Os artigos foram submetidos à seleção por meio da avaliação de títulos, resumos e leitura completa do texto. Do total, apenas 16 artigos preencheram os critérios de inclusão, sendo identificados: sexo masculino, média de idade de 39 anos, histórico de tratamento anterior para tuberculose e baixa contagem de células CD4 como fatores associados ao desenvolvimento da TBMDR em pacientes coinfectados. A revisão sistemática permite concluir que os pacientes coinfectados TB/HIV são mais propensos ao desenvolvimento da TBMDR.

Palavras-chave : Tuberculose; Coinfecção; HIV; Tuberculose Resistente a Múltiplos Medicamentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )