SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Análise da coinfecção TB/HIV como fator de desenvolvimento da tuberculose multidroga resistente: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

OLIVEIRA, Débora Francielly de; TONIAL, Ivane Benedetti  e  BRAVO, Claudia Eugênia Castro. Produção de ácido lático e viabilidade celular de Lactobacillus plantarum inoculado em caldo de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) suplementado. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2013, vol.4, n.4, pp.67-71. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000400008.

A inoculação de silagem com bactérias láticas representa um avanço tecnológico eficiente porque garante uma elevada concentração inicial de tais bactérias que, em condições favoráveis, multiplicam-se, garantindo produção intensiva de ácido lático e fermentação de forma rápida e eficiente. Considerando que vários subprodutos e matérias primas têm sido utilizados como meio de cultura viável para o crescimento de microrganismos de interesse biotecnológico, o estudo objetivou verificar a melhor composição de um meio de cultura constituído de caldo de cana-de-açúcar em diferentes concentrações de sólidos solúveis (oBrix), extrato de levedura e sulfato de amônia, tomados no estudo como variáveis independentes e avaliados em três níveis equidistantes de variação por meio de desenho experimental de combinação central 23 por metodologia de superfície de resposta (MSR), tendo sido avaliadas como funções resposta a produção de ácido lático e células viáveis de Lactobacillus plantarum, essas, variáveis dependentes. O meio de cultura constituído de caldo de cana-de-açúcar a 5 oBrix suplementado com 1,1% de extrato de levedura e 1,1% de sulfato de amônia, foi a melhor condição para a produção de ácido lático (1,53%) e de células viáveis (8,63 log UFC mL-1) de L. plantarum.

Palavras-chave : Lactobacillus plantarum; Saccharum spp.; Ácido Lático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )