SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Brote de norovirus en un barco de crucero a lo largo de la costa brasileña, marzo de 2011Actividad antifúngica de Rosmarinus officinalis Linn. aceite esencial contra Candida albicans, Candida dubliniensis, Candida parapsilosis y Candida krusei índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

AMARO, Cláudia Simone Oliveira et al. Concentração de mercúrio total (Hg-T) em peixes comercializados em diferentes períodos sazonais no Mercado do Ver-o-Peso, Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.1, pp.53-60. ISSN 2176-6215.

O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração de mercúrio total (Hg-T) em peixes comercializados no Mercado do Ver-o-Peso em Belém, Estado do Pará, Brasil. As espécies de peixes selecionadas para o estudo foram Brachyplatystoma rousseauxii, Brachyplatystoma filamentosum e Schizodon fasciatum. Foram adquiridos dez exemplares de cada espécie em maio de 2011 (período menos chuvoso) e novembro de 2012 (período mais chuvoso). As análises de Hg-T foram realizadas por meio de espectrofotômetro de absorção atômica Hg201, no Laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. As médias obtidas na primeira e na segunda coleta de B. rousseauxii foram de 0,45 µg/g e 0,09 µg/g de Hg-T, respectivamente. Entre as amostras de B. filamentosum, a média obtida foi de 0,31 µg/g e 0,30 µg/g. Nos exemplares de S. fasciatum, somente no primeiro período foi observado concentração que correspondeu a 0,01 µg/g. Quanto à associação entre a concentração do Hg-T e o índice de estado nutricional das espécies, somente nas amostras de B. rousseauxii foram encontradas correlação positiva moderada (r = 0,6, p > 0,05 referente aos dois períodos coletados), nas demais não foram observadas associações. Embora, nenhuma das espécies tenha alcançado os valores acima do preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é importante considerar o efeito acumulativo do mercúrio no organismo. A ausência ou moderada correlação encontrada sugere a necessidade de novos estudos para melhor compreensão do índice nutricional do pescado e da contaminação por mercúrio.

Palabras clave : Mercúrio; Peixes; Contaminação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )