SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Surto de norovírus em um navio cruzeiro ao longo da costa brasileira, março de 2011Atividade antifúngica de Rosmarinus officinalis Linn. óleo essencial contra Candida albicans, Candida dubliniensis, Candida parapsilosis e Candida krusei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

AMARO, Cláudia Simone Oliveira et al. Concentração de mercúrio total (Hg-T) em peixes comercializados em diferentes períodos sazonais no Mercado do Ver-o-Peso, Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.1, pp.53-60. ISSN 2176-6223.

O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração de mercúrio total (Hg-T) em peixes comercializados no Mercado do Ver-o-Peso em Belém, Estado do Pará, Brasil. As espécies de peixes selecionadas para o estudo foram Brachyplatystoma rousseauxii, Brachyplatystoma filamentosum e Schizodon fasciatum. Foram adquiridos dez exemplares de cada espécie em maio de 2011 (período menos chuvoso) e novembro de 2012 (período mais chuvoso). As análises de Hg-T foram realizadas por meio de espectrofotômetro de absorção atômica Hg201, no Laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. As médias obtidas na primeira e na segunda coleta de B. rousseauxii foram de 0,45 µg/g e 0,09 µg/g de Hg-T, respectivamente. Entre as amostras de B. filamentosum, a média obtida foi de 0,31 µg/g e 0,30 µg/g. Nos exemplares de S. fasciatum, somente no primeiro período foi observado concentração que correspondeu a 0,01 µg/g. Quanto à associação entre a concentração do Hg-T e o índice de estado nutricional das espécies, somente nas amostras de B. rousseauxii foram encontradas correlação positiva moderada (r = 0,6, p > 0,05 referente aos dois períodos coletados), nas demais não foram observadas associações. Embora, nenhuma das espécies tenha alcançado os valores acima do preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é importante considerar o efeito acumulativo do mercúrio no organismo. A ausência ou moderada correlação encontrada sugere a necessidade de novos estudos para melhor compreensão do índice nutricional do pescado e da contaminação por mercúrio.

Palavras-chave : Mercúrio; Peixes; Contaminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )