SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Concentração de mercúrio total (Hg-T) em peixes comercializados em diferentes períodos sazonais no Mercado do Ver-o-Peso, Belém, Estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GAUCH, Lurdete Maria Rocha et al. Atividade antifúngica de Rosmarinus officinalis Linn. óleo essencial contra Candida albicans, Candida dubliniensis, Candida parapsilosis e Candida krusei. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.1, pp.61-66. ISSN 2176-6215.

A atividade de formação do tubo antifúngico e antigerme do óleo essencial de Rosmarinus officinalis Linn. foi testado contra quatro cepas de Candida (C. albicans, C. dubliniensis, C. parapsilosis e C. krusei). Halos de inibição e concentração inibitória mínima (MIC) foram obtidos utilizando os testes de difusão radial e de microdiluição, respectivamente. A concentração fungicida mínima (MFC) foi obtida por meio de ensaio da MIC. Além disso, o efeito do óleo essencial na formação do tubo germinativo de C. albicans e C. dubliniensi foi avaliado. A MIC50 variou de 0,5% a 2%, enquanto a MFC variou de 1% a 2%. Observou-se a inibição total do crescimento do tubo germinativo em C. albicans e C. dubliniensis. O óleo essencial de R. officinalis Linn. demonstrou potente atividade inibitória e fungicida contra cepas específicas de Candida.

Palavras-chave : Candida; Rosmarinus officinalis; Óleos Voláteis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )