SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Leishmaniose visceral no Município minerário de Barcarena, Estado do Pará, Brasil: evolução de 2004 a 2008 e bases para a vigilância epidemiológicaPrimeira detecção de coronavírus humano associado à infecção respiratória aguda na Região Norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

FERREIRA, João Victor Silva; SANTOS, Thiago Vasconcelos dos; SANTOS, Emerson Monteiro dos  e  GORAYEB, Inocêncio de Sousa. Flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em fragmentos florestais da região metropolitana de Belém, Estado do Pará, Brasil, com considerações sobre vetores da leishmaniose tegumentar americana. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.2, pp.29-35. ISSN 2176-6215.

Com o objetivo de identificar agentes transmissores da leishmaniose tegumentar americana (LTA) em fragmentos florestais na área urbana da região metropolitana de Belém, Estado do Pará, Brasil, foi conduzido um estudo entre 2009 e 2011 em sete áreas ecologicamente isoladas usando armadilhas luminosas CDC. Um total de 1.119 flebotomíneos foi coletado e das 22 espécies identificadas, seis apresentaram importância epidemiológica devido as suas implicações comprovadas e/ou suspeitas na transmissão dos agentes de LTA na Amazônia brasileira. Tais resultados revelam a necessidade de vigilância entomológica nessas áreas.

Palavras-chave : Psychodidae; Insetos Vetores; Leishmaniose Cutânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )