SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Primeira detecção de coronavírus humano associado à infecção respiratória aguda na Região Norte do BrasilPênfigo foliáceo endêmico (fogo selvagem) em indígena Yanomami no Município de São Gabriel da Cachoeira, Estado do Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

MAIA, Naiara Chaves et al. Manifestações dermatológicas em uma casuística de doença hepática crônica de um hospital de referência em Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.2, pp.43-51. ISSN 2176-6215.

Hepatopatas muitas vezes podem não apresentar sintomas ou podem apresentá-los de forma leve e inespecífica, sem indícios evidentes de lesão hepatocelular. As lesões de pele podem ser os primeiros ou mesmo os únicos sinais da existência de doenças hepáticas. Este trabalho tem como objetivo detectar e descrever as principais lesões de pele em uma série de pacientes com hepatopatias atendidos em um hospital de referência para doenças do fígado na Cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil, no período de outubro de 2011 a junho de 2012. Foram investigados 58 pacientes, dos quais a maioria era do gênero feminino, na quinta década de vida. As hepatites virais B e C foram as doenças hepáticas mais encontradas e 91,4% dos pacientes apresentaram achados dermatológicos durante a investigação, com 40 tipos diferentes de diagnósticos dermatológicos, agrupados em 13 principais grupos de dermatopatias. A xerose foi o achado dermatológico mais comum em hepatopatas (34,5%). As doenças crônicas do fígado estão relacionadas com uma série de manifestações extra-hepáticas, muitas dos quais são cutâneas e podem ajudar a identificar os casos silenciosos destas graves doenças.

Palavras-chave : Hepatopatias; Dermatopatias; Manifestações Cutâneas; Cirrose Hepática; Hepatite.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )