SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Pemphigus foliaceus (fogo selvagem) in an indigenous Yanomami from the Municipality of São Gabriel da Cachoeira, Amazonas State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

CARRAMACHI, Isabel Nogueira; CARVALHO, Karyne Rangel; CRUZ, Jéssica Gonçalves Vieira da  and  ZAHNER, Viviane. Estudo epidemiológico molecular preliminar usando a análise de número variável de repetições em tandem (VNTR) de cepas de Acinetobacter baumannii produtoras de OXA-23 isoladas em hospitais no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.2, pp.57-62. ISSN 2176-6215.

A bactéria Gram-negativa Acinetobacter baumannii multirresistente (AbMR) constitui uma séria causa de infecções nosocominais em hospitais brasileiros. Um painel de 36 cepas, pertencentes a cinco genótipos pré-determinados por eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE) de quatro diferentes hospitais na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, foi submetido à eletroforese em gel de agarose simples para determinar a variação de nove perfis de número variável de repetições em tandem (VNTR). Com base em dados publicados, os VNTR foram classificados em duas categorias, longa (L) e curta (C) repetições com diferentes implicações evolucionárias. Os resultados demonstraram a discriminação superior de VNTR sobre PFGE. O marcador VNTR Abaum_3002 era o menos discriminatório com apenas um alelo, enquanto VNTR10 e Abaum_2240, cada um, apresentaram quatro alelos. O uso da combinação de nove VNTR resultou em uma aperfeiçoada ferramenta de genotipagem que fornece relevantes informações epidemiológicas.

Keywords : Acinetobacter baumannii; VNTR; Saúde Pública; Epidemiologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )