SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Características gerais e epidemiologia dos arbovírus emergentes no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

PARDAL, Pedro Pereira de Oliveira et al. Envenenamento grave pelo escorpião Tityus obscurus Gervais, 1843. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.3, pp.65-70. ISSN 2176-6223.

Relato de caso de envenenamento em menor de idade, causado pela picada do escorpião Tityus obscurus Gervais, 1843, no Município de Igarapé-Miri, região nordeste do Estado do Pará, Brasil, apresentando sintomatologia no local da lesão como dor, eritema e edema, e como manifestações sistêmicas, sonolência, alucinações, taquipneia, taquicardia, prostração, sudorese profusa, sialorreia intensa, vômitos frequentes e incoercíveis o que demonstra gravidade. Foi tratado com soroterapia antiescorpiônica e suporte clínico, obtendo boa evolução clínica. Os exames laboratoriais mostraram alterações das enzimas dos músculos esqueléticos e não do miocárdio. Esse é o primeiro relato de um acidente grave por essa espécie de escorpião na Região Amazônica.

Palavras-chave : Escorpionismo; Envenenamento; Tityus obscurus; Amazônia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )