SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Metodologia de avaliação socioambiental participativa, integrando o saber acadêmico e o popular para um planejamento sustentável para o lago Iripixi, Oriximiná, Estado do Pará, BrasilDetecção e caracterização de adenovírus humano proveniente de casos de paralisia flácida aguda, na Região Norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LINHARES, Jairo Fernando Pereira; HORTEGAL, Elane Viana; RODRIGUES, Maria Ivanilde de Araujo  e  SILVA, Paulo Sérgio Siberti da. Etnobotânica das principais plantas medicinais comercializadas em feiras e mercados de São Luís, Estado do Maranhão, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.3, pp.39-46. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232014000300005.

O presente trabalho objetivou caracterizar o perfil dos comerciantes de plantas medicinais quanto às partes utilizadas, formas de preparo e modos de obtenção das plantas, bem como conhecer as etnoespécies com maiores concordâncias de citações de uso nos principais pontos de venda de plantas medicinais no Município de São Luís, Estado do Maranhão, Brasil. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários do tipo semiestruturado e fórmula própria do valor de consenso de uso das espécies para determinar a sua importância relativa. Constatou-se que a aquisição de conhecimento dos feirantes acerca das plantas medicinais ocorre principalmente por meio de feirantes mais experientes e que compram plantas de terceiros. A folha é a parte do vegetal mais utilizada. As principais citações de uso das etnoespécies foram: como anti-inflamatório, para gastrite e como calmante. Chá e banho foram os modos de preparo mais comuns das mesmas. As etnoespécies com maiores concordâncias de uso foram: Myracrodruon urundeuva Fr. All., Copaifera langsdorffii Desf., Bowdichia virgilioides Kunth., Himatanthus spp e Ximenia americana L.

Palavras-chave : Etnobotânica; Plantas Medicinais; Medicina Tradicional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )