SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número4Camilo Salgado y sus tres facultades de medicinaEfecto del entrenamiento resistido sobre la ganância de fuerza muscular en los miembros inferiores en mujeres con incontinencia urinaria de esfuerzo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

GONCALVES, Milene Carvalho et al. Avaliação de testes sorológicos para diagnóstico complementar em hanseníase. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.4, pp.23-28. ISSN 2176-6215.

Trata-se de um estudo prospectivo transversal com enfoque em testes diagnósticos para avaliar a concordância do teste sorológico (ML Flow) em relação à baciloscopia, exame histopatológico, classificação operacional dos casos segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a classificação emitida por dermatologistas. Este estudo foi composto de 43 casos novos de hanseníase dos Municípios de Belém e Marituba, Estado do Pará, Brasil. Os resultados mostraram que baseado no coeficiente Kappa, obteve-se maior correspondência do teste ML Flow com a classificação da OMS; o melhor nível de concordância correspondeu a trinca, por apresentar reprodutibilidade mais alta e menor frequência de discordância; a classificação baseada no resultado do teste ML Flow mostrou concordância de 72,09%, respectivamente com a classificação operacional da OMS e com a baciloscopia, seguida de 68,05% baseada no exame histopatológico e 62,79% com a classificação operacional emitida por dermatologistas. Ao associar o teste ML Flow com outros dois testes ou formas de classificação em conjunto, ocorreram maior concordância na associação com a OMS e exame histopatológico (60,46%). Estes resultados mostram que a adoção do teste ML Flow, como método complementar em hanseníase, seria uma ferramenta útil na classificação dos casos, no diagnóstico e no tratamento da hanseníase.

Palabras clave : Hanseníase; Testes Sorológicos; Classificação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )