SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue4Functional capacity evaluation of the hospitalized oncogeriatric patientEpidemiological profile and molecular characterization of Salmonella Typhi strains isolated in Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

SILVA, Adriane Maria Bezerra da et al. Ocorrência de enteroparasitoses em comunidades ribeirinhas do Município de Igarapé Miri, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.4, pp.45-51. ISSN 2176-6215.

Na Região Norte do Brasil a ocorrência de parasitoses intestinais é elevada na população ribeirinha, particularmente nas áreas com deficiência de saneamento básico. O presente estudo objetivou verificar a prevalência de enteroparasitas em populações ribeirinhas de cinco comunidades do Município de Igarapé Miri, Estado do Pará, Brasil, sendo realizado durante ação extensionista de educação e saúde em julho de 2011, e coordenado pela Universidade Federal do Pará. Um total de 91 amostras de fezes foi analisado por meio do exame direto para pesquisa dos agentes parasitários. Os resultados revelaram positividade em 94,5%, ressaltando que em 57,17% dos casos positivos estavam biparasitados ou poliparasitados. Os helmintos foram os mais frequentes, destacando-se: Ascaris lumbricoides (57,14%) e Trichuris trichiura (41,76%). Entre os protozoários, os mais frequentes foram Entamoeba spp. (36,26%), Giardia intestinalis (24,17%) e lodamoeba butschlii (23,08%). Os resultados obtidos revelam a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas para programas do governo que visem melhorias no saneamento e saúde nas comunidades ribeirinhas.

Keywords : Análise Parasitológica; Helmintos; Doenças Parasitárias; Helmintíase; Infecções por Protozoários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )