SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número4Avaliação da capacidade funcional do paciente oncogeriátrico hospitalizadoPerfil epidemiológico e caracterização molecular de Salmonella Typhi isoladas no Estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SILVA, Adriane Maria Bezerra da et al. Ocorrência de enteroparasitoses em comunidades ribeirinhas do Município de Igarapé Miri, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2014, vol.5, n.4, pp.45-51. ISSN 2176-6223.

Na Região Norte do Brasil a ocorrência de parasitoses intestinais é elevada na população ribeirinha, particularmente nas áreas com deficiência de saneamento básico. O presente estudo objetivou verificar a prevalência de enteroparasitas em populações ribeirinhas de cinco comunidades do Município de Igarapé Miri, Estado do Pará, Brasil, sendo realizado durante ação extensionista de educação e saúde em julho de 2011, e coordenado pela Universidade Federal do Pará. Um total de 91 amostras de fezes foi analisado por meio do exame direto para pesquisa dos agentes parasitários. Os resultados revelaram positividade em 94,5%, ressaltando que em 57,17% dos casos positivos estavam biparasitados ou poliparasitados. Os helmintos foram os mais frequentes, destacando-se: Ascaris lumbricoides (57,14%) e Trichuris trichiura (41,76%). Entre os protozoários, os mais frequentes foram Entamoeba spp. (36,26%), Giardia intestinalis (24,17%) e lodamoeba butschlii (23,08%). Os resultados obtidos revelam a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas para programas do governo que visem melhorias no saneamento e saúde nas comunidades ribeirinhas.

Palavras-chave : Análise Parasitológica; Helmintos; Doenças Parasitárias; Helmintíase; Infecções por Protozoários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )