SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Trajetória da rubéola no Estado do Pará, Brasil: rumo à erradicaçãoDupla abordagem de infecções por Trypanosoma cruzi e/ou Plasmodium spp. aplicada ao diagnóstico de doença de Chagas e exposição vetorial triatomínica na Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GUIMARAES, Raphael Mendonça et al. Tendência para o câncer de fígado e vias biliares na Região Norte do Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.1, pp.29-34. ISSN 2176-6223.

No Brasil, desde o final da década de 1970, o câncer de fígado tem sua mortalidade fora das cinco principais topografias de câncer no País e em regiões brasileiras, exceto na Região Norte. Este estudo objetivou analisar a tendência temporal da mortalidade por câncer de fígado e vias biliares no norte entre 1980 e 2011. Trata-se de um estudo de série temporal, no qual se calculou a taxa de mortalidade padronizada para ambos os sexos. Utilizou-se a regressão polinomial para a modelagem estatística. Calculou-se, ainda, a razão de mortalidade padronizada para comparar a mortalidade na Região Norte e aquela no restante do Brasil. A mortalidade por câncer de fígado ainda se destaca na Região Norte em relação ao restante do País, para ambos os sexos (razão de mortalidade padronizada = 143 para homens e 132 para mulheres). Entretanto, observa-se tendência de queda em ambos, mais acentuada no Norte, tanto em homens (respectivamente, 0,3% ao ano e 7,6% ao ano) e mulheres (respectivamente, 0,2% ao ano e 6,4% ao ano). É importante, portanto, enfatizar a prevenção primária deste câncer, especialmente aumentando a cobertura vacinal contra a hepatite B e intensificando as formas de proteção contra a hepatite C.

Palavras-chave : Neoplasias Hepáticas; Mortalidade; Estudos de Séries Temporais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )